[MUSCULARIZANDO] - AFINAL DE CONTAS. O JOELHO PODE PASSAR DA PONTA DO PÉ NO AGACHAMENTO?


AFINAL DE CONTAS. O JOELHO PODE PASSAR DA PONTA DO PÉ NO AGACHAMENTO?


O agachamento é um exercício muito realizado por atletas e praticantes de musculação, e pode ser considerado um dos exercícios mais completos de todos, pela quantidade de musculatura que se envolve ao realizá-lo.

Dentre todas as suas variações e adaptações para os mais diversos aparelhos e pesos, quase sempre aparecem algumas dúvidas: 

- Pode-se passar o joelho da ponta do pé? 
- É lesivo? 
- É muita "pressão" pro joelho?

Sim, pode! Não há risco de lesão nos joelhos desde que o agachamento seja realizado com técnica e carga adequadas ao praticante. 

Em uma revisão de literatura, Hartmann conclui que o estresse mecânico e compressão patelofemoral são menores em agachamentos mais profundos do que 1/2 agachamento e 1/4 de agachamento, quando se limita a movimentação dos joelhos a frente das pontas dos pés.

Isso, claro, em indivíduos saudáveis e treinados, com boa técnica aplicada.

Se você conhece alguém que se lesionou agachando, tenha certeza que essa pessoa:

- Não tem uma boa técnica de agachamento, tanto por falta de prática ou até mesmo por um déficit na mobilidade de tornozelo e quadril, estabilidade da musculatura do core e cintura lombo-pélvica;

- E/ou subestimou sua carga, deixando o ego falar mais alto do que a carga que aguenta agachar. 

Faça seus agachamentos, e faça-os baixos porque eles são seguros e eficientes para hipertrofia e fortalecimento de membros inferiores. Certifique-se de realizá-los sempre mantendo boa postura e técnica. Consulte sempre um bom profissional de educação física para lhe orientar na execução de seus exercícios.

Bons Treinos!


Fontes e links úteis

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IMPORTANTE


Referência Bibliografica:
Referência: Hartmann, H., Wirth, K., & Klusemann, M. (2013). Analysis of the Load on the Knee Joint and Vertebral Column with Changes in Squatting Depth and Weight Load.

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