[MUSCULARIZANDO] - VOCÊ SABE TUDO SOBRE VO2MAX?
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VOCÊ SABE TUDO SOBRE VO2MAX?

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O QUE É VO2 MÁXIMO?
É a mais alta captação de oxigĂȘnio que o indivĂ­duo pode alcançar durante um trabalho fĂ­sico, respirando ao nĂ­vel do mar, (tambĂ©m pode ser denominada de capacidade aerĂłbica, potĂȘncia aerĂłbica mĂĄxima e consumo de oxigĂȘnio mĂĄximo).


O QUE ELE REPRESENTA?
Ele representa a maior produção de energia por processos aeróbicos e a capacidade funcional da circulação.


QUAL A IMPORTÂNCIA DE MEDI-LÔ? 

O VO2 måximo é aceito como melhor parùmetro fisiológico para avaliar, em conjunto, a capacidade funcional do sistema respiratório e a capacidade metabólica oxidativa aeróbica durante trabalhos acima do metabolismo basal. Além disso, ele é muito usado para prescrever atividades físicas aeróbicas.


COMO MEDI-LÔ?

Para realizar a medida do VO2 mĂĄximo, vĂĄrios protocolos foram desenvolvidos, podendo estes serem de pista ou laboratoriais, mĂĄximos ou submĂĄximos e ainda diretos ou indiretos. Esses testes geralmente sĂŁo realizados na bicicleta ou na esteira e Ă© preciso quem um profissional de educação fĂ­sica te avalie e decida qual o melhor teste para vocĂȘ.


COMO ESSA CAPTAÇÃO DE OXIGÊNIO VAI PARA O MÚSCULO?

No pulmĂŁo ocorre da seguinte forma:
1) Por difusĂŁo, o oxigĂȘnio passa para o sangue arterial;
2) Os eritrĂłcitos transportam-no atĂ© a membrana celular do mĂșsculo;
3) Por meio desta, o oxigĂȘnio Ă© transportado atĂ© as mitocĂŽndrias;
4) Nestas, o oxigĂȘnio exerce sua função atravĂ©s das reaçÔes quĂ­micas associadas ao metabolismo aerĂłbico.


QUANDO ESSA CAPTÇÃO NÃO É SUFICIENTE, O QUE ACONTECE?

O metabolismo anaeróbico compensa transitoriamente essas demandas energéticas, levando a uma acidose metabólica, o que acarretarå em uma fadiga precoce.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES?

GenĂ©tico ( Tem efeito de 10 a 30% no VO2 mĂĄximo ) , Idade ( O vO2 mĂĄximo atinge seu ponto mĂĄximo entre os 18 e 20 anos de idade, ocorrendo uma decrĂ©scimo gradual posteriormente, tanto para valores absolutos como relativos ) , Sexo ( A potĂȘncia aerĂłbica das mulheres Ă©, em mĂ©dia, 70 a 75% da dos homens ), Treinamento ( Pode aumentar cerca de 15 a 20% em indivĂ­duos.


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