[MUSCULARIZANDO] - 10 BENEF√ćCIOS DA CAMINHADA PARA A SUA SA√öDE
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29 de Maio de 2019

10 BENEF√ćCIOS DA CAMINHADA PARA A SUA SA√öDE

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Manter-se ativo é sempre bom, e faz muito bem para o nosso corpo.

Fazer uma caminhada de pelo menos 40 minutos ao dia, pode te trazer um resultado muito satisfatório e evitar também certas doenças provenientes do sedentarismo.

Hoje trago alguns dos benefícios que a caminhada pode trazer.

1- Melhora a Circulação:
Seria impossível listar os benefícios que a caminhada proporciona sem começar citando a melhoria na circulação sanguínea. Uma caminhada de 40 minutos ajuda na redução da pressão arterial, mesmo após 24 horas da atividade.

√Č bom frisar que esse tipo de exerc√≠cio permite que as v√°lvulas do cora√ß√£o funcionem melhor, trabalhem de forma uniforme a oxigena√ß√£o do corpo e a circula√ß√£o da hemoglobina. Dessa forma, art√©rias, veias e vasos se dilatam, facilitando o transporte do oxig√™nio para as √°reas perif√©ricas, como bra√ßos e pernas.


2- Deixa seu pulm√£o mais eficiente:
Além de melhorar a circulação, o pulmão também sai com vantagens quando praticamos exercícios. Ao correr ou caminhar, aumentamos as trocas gasosas durante a respiração e, assim, liberamos em doses maiores as impurezas do pulmão.

Nesse caso, expelimos de forma mais f√°cil os catarros e poeiras do sistema respirat√≥rio. Vale mencionar que uma caminhada leve pode ter o efeito de um xarope bronco dilatador, isto √©, ajuda a dilatar os br√īnquios, prevenir inflama√ß√Ķes do trato a√©reo e reduzir a bronquite.


3- Combate a Osteoporose:
Além de melhorar a circulação, o sistema respiratório e o cérebro, os benefícios da caminhada vão mais fundo: o exercício também combate a osteoporose, condição na qual os ossos se tornam cada dia mais fracos. A enfermidade pode ser confrontada com estímulos elétricos promovidos pelo impacto dos pés com o chão durante a caminhada.

Intitulado como piezelétrico, esses impulsos facilitam a absorção do cálcio, deixando os ossos mais resistentes. Dessa forma, a caminhada atua como uma fortalecedora óssea, despachando a osteoporose e evitando esse problema no futuro.


4- Afasta a Depress√£o:
Tanto a caminhada quanto a corrida fazem com que o nosso organismo libere uma taxa maior do horm√īnio conhecido como endorfina, subst√Ęncia respons√°vel pela sensa√ß√£o de relaxamento e alegria. Em doses elevadas, a endorfina traz uma grande sensa√ß√£o de bem-estar. A partir da√≠, quanto mais voc√™ anda, mais animado fica. Quanto mais animado, menos propenso estar√° a se concentrar nos problemas. E quando pensar nessas adversidades, conseguir√° enxergar novas maneiras para resolv√™-las.

Para potencializar essa melhora, quando for caminhar ou correr, procure lugares com muita área verde, jardins ou parques. Assim, você pode admirar a natureza, fazer sua atividade física em um local mais tranquilo, conservar o bom humor e ter a autoestima renovada.


5- Aumenta a sensação de Bem-Estar.


6- Deixa o cérebro mais saudável:
Quando o corpo está em movimento, ele se distancia do envelhecimento. Ao caminharmos, nosso organismo recebe estímulos para aumentar a coordenação. Desse jeito, aperfeiçoamos diversos pontos que precisam estar em alerta para realizar a atividade. Entre eles podemos destacar 4 sentidos:
Olfativos; Sonoros; Visuais; T√°teis.

Com os sentidos apurados, o corpo está pronto para reduzir as falhas da memória e de atenção. Segundo uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, caminhar 15 Km por semana ajuda a manter o volume do cérebro em seu tamanho ideal e previne diversos tipos de doença, incluindo o Alzheimer, enfermidade que destrói as células cerebrais.


7- Atua contra a preguiça e diminui a sonolência:
Para come√ßar bem o dia, experimente uma caminhada ou corrida logo pela manh√£. Diariamente, temos picos na produ√ß√£o de adrenalina, uma subst√Ęncia estimulante que conduz as nossas atividades rotineiras.

Esse horm√īnio √© mais forte nas primeiras horas do dia e, por isso, pode ser potencializado se bem trabalhado pela manh√£. Gastando a adrenalina nas horas certas, √† noite voc√™ garante um sono mais tranquilo e rejuvenescedor.


8- Mantem o peso em equilíbrio e emagrece:
Você achou que não mencionaríamos esse grande benefício da caminhada? Caminhar ou correr emagrece sim! Se a atividade estiver associada a uma dieta balanceada e calorias na medida certa, pode ter certeza que reduzirá o percentual de gordura.

O metabolismo se mantém acelerado mesmo depois da caminhada, ou seja, a pessoa continua queimando calorias e emagrecendo graças ao aumento da circulação após o exercício.

Al√©m de reduzir as medidas, caminhar ajuda a controlar aquela enorme vontade de comer, j√° que diminui a ansiedade por consumir algo. Lembre-se de que esse ato libera endorfina, horm√īnio que tamb√©m promove a saciedade e o bem-estar, minimizando a compuls√£o alimentar.


9- Controla a vontade de comer.


10- Protege contra derrames e infarto:
Quando um organismo funciona corretamente, com uma alimenta√ß√£o saud√°vel no card√°pio e redu√ß√£o das guloseimas, √© a hora de dizer adeus a diversos problemas de sa√ļde:
Diabetes, Derrames, Infartos e etc.

Ao caminharmos, controlamos a pressão sanguínea e ajudamos o sangue a fluir de forma intensa. Quando elevada, a pressão provoca infartos e derrames, coagulam e entopem as artérias. Correr regula os níveis de colesterol bom (HDL), reduz o colesterol ruim (LDL), diminui a produção de gorduras, assim como evita que elas se acumulem nas paredes das veias.

Se voc√™ come√ßou agora, n√£o abuse. Inicie as atividades com uma caminhada leve, 3 vezes por semana, por aproximadamente 40 minutos. Aos poucos, aumente a intensidade do caminhar, a dist√Ęncia e o tempo de treino. Deixe que o seu corpo sinta o momento de ir mais longe.

Se você tem colhido os benefícios da caminhada no seu dia a dia, aproveite e comente aqui quais foram as melhorias que sentiu no seu organismo!

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