[MUSCULARIZANDO] - 10 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA A SUA SAÚDE


10 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA A SUA SAÚDE


Manter-se ativo é sempre bom, e faz muito bem para o nosso corpo.

Fazer uma caminhada de pelo menos 40 minutos ao dia, pode te trazer um resultado muito satisfatório e evitar também certas doenças provenientes do sedentarismo.

Hoje trago alguns dos benefícios que a caminhada pode trazer.

1- Melhora a Circulação:
Seria impossível listar os benefícios que a caminhada proporciona sem começar citando a melhoria na circulação sanguínea. Uma caminhada de 40 minutos ajuda na redução da pressão arterial, mesmo após 24 horas da atividade.

É bom frisar que esse tipo de exercício permite que as válvulas do coração funcionem melhor, trabalhem de forma uniforme a oxigenação do corpo e a circulação da hemoglobina. Dessa forma, artérias, veias e vasos se dilatam, facilitando o transporte do oxigênio para as áreas periféricas, como braços e pernas.


2- Deixa seu pulmão mais eficiente:
Além de melhorar a circulação, o pulmão também sai com vantagens quando praticamos exercícios. Ao correr ou caminhar, aumentamos as trocas gasosas durante a respiração e, assim, liberamos em doses maiores as impurezas do pulmão.

Nesse caso, expelimos de forma mais fácil os catarros e poeiras do sistema respiratório. Vale mencionar que uma caminhada leve pode ter o efeito de um xarope bronco dilatador, isto é, ajuda a dilatar os brônquios, prevenir inflamações do trato aéreo e reduzir a bronquite.


3- Combate a Osteoporose:
Além de melhorar a circulação, o sistema respiratório e o cérebro, os benefícios da caminhada vão mais fundo: o exercício também combate a osteoporose, condição na qual os ossos se tornam cada dia mais fracos. A enfermidade pode ser confrontada com estímulos elétricos promovidos pelo impacto dos pés com o chão durante a caminhada.

Intitulado como piezelétrico, esses impulsos facilitam a absorção do cálcio, deixando os ossos mais resistentes. Dessa forma, a caminhada atua como uma fortalecedora óssea, despachando a osteoporose e evitando esse problema no futuro.


4- Afasta a Depressão:
Tanto a caminhada quanto a corrida fazem com que o nosso organismo libere uma taxa maior do hormônio conhecido como endorfina, substância responsável pela sensação de relaxamento e alegria. Em doses elevadas, a endorfina traz uma grande sensação de bem-estar. A partir daí, quanto mais você anda, mais animado fica. Quanto mais animado, menos propenso estará a se concentrar nos problemas. E quando pensar nessas adversidades, conseguirá enxergar novas maneiras para resolvê-las.

Para potencializar essa melhora, quando for caminhar ou correr, procure lugares com muita área verde, jardins ou parques. Assim, você pode admirar a natureza, fazer sua atividade física em um local mais tranquilo, conservar o bom humor e ter a autoestima renovada.


5- Aumenta a sensação de Bem-Estar.


6- Deixa o cérebro mais saudável:
Quando o corpo está em movimento, ele se distancia do envelhecimento. Ao caminharmos, nosso organismo recebe estímulos para aumentar a coordenação. Desse jeito, aperfeiçoamos diversos pontos que precisam estar em alerta para realizar a atividade. Entre eles podemos destacar 4 sentidos:
Olfativos; Sonoros; Visuais; Táteis.

Com os sentidos apurados, o corpo está pronto para reduzir as falhas da memória e de atenção. Segundo uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, caminhar 15 Km por semana ajuda a manter o volume do cérebro em seu tamanho ideal e previne diversos tipos de doença, incluindo o Alzheimer, enfermidade que destrói as células cerebrais.


7- Atua contra a preguiça e diminui a sonolência:
Para começar bem o dia, experimente uma caminhada ou corrida logo pela manhã. Diariamente, temos picos na produção de adrenalina, uma substância estimulante que conduz as nossas atividades rotineiras.

Esse hormônio é mais forte nas primeiras horas do dia e, por isso, pode ser potencializado se bem trabalhado pela manhã. Gastando a adrenalina nas horas certas, à noite você garante um sono mais tranquilo e rejuvenescedor.


8- Mantem o peso em equilíbrio e emagrece:
Você achou que não mencionaríamos esse grande benefício da caminhada? Caminhar ou correr emagrece sim! Se a atividade estiver associada a uma dieta balanceada e calorias na medida certa, pode ter certeza que reduzirá o percentual de gordura.

O metabolismo se mantém acelerado mesmo depois da caminhada, ou seja, a pessoa continua queimando calorias e emagrecendo graças ao aumento da circulação após o exercício.

Além de reduzir as medidas, caminhar ajuda a controlar aquela enorme vontade de comer, já que diminui a ansiedade por consumir algo. Lembre-se de que esse ato libera endorfina, hormônio que também promove a saciedade e o bem-estar, minimizando a compulsão alimentar.


9- Controla a vontade de comer.


10- Protege contra derrames e infarto:
Quando um organismo funciona corretamente, com uma alimentação saudável no cardápio e redução das guloseimas, é a hora de dizer adeus a diversos problemas de saúde:
Diabetes, Derrames, Infartos e etc.

Ao caminharmos, controlamos a pressão sanguínea e ajudamos o sangue a fluir de forma intensa. Quando elevada, a pressão provoca infartos e derrames, coagulam e entopem as artérias. Correr regula os níveis de colesterol bom (HDL), reduz o colesterol ruim (LDL), diminui a produção de gorduras, assim como evita que elas se acumulem nas paredes das veias.

Se você começou agora, não abuse. Inicie as atividades com uma caminhada leve, 3 vezes por semana, por aproximadamente 40 minutos. Aos poucos, aumente a intensidade do caminhar, a distância e o tempo de treino. Deixe que o seu corpo sinta o momento de ir mais longe.

Se você tem colhido os benefícios da caminhada no seu dia a dia, aproveite e comente aqui quais foram as melhorias que sentiu no seu organismo!

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

IMPORTANTE




Se Inscreva no canal é grátis:
https://www.youtube.com/muscularizando?sub_confirmation=1

APOIA.SE do Muscularizando! Torne-se Apoiador AGORA — Ganha Dinheiro + WhatsApp:
https://apoia.se/muscularizando

#muscularizando é um lugar destinado a dicas de Musculação, Saúde, Dieta, Suplementação e Fitness.

Canal Muscularizando no DAILYMOTION
http://dailymotion.com/muscularizando

Instagram @muscularizando / http://instagram.com/muscularizando

DICAS:
CURTE >> https://facebook.com/muscularizando
SEGUE >> https://twitter.com/muscularizando

NOSSO PORTAL https://www.muscularizando.com.br

CONTATO COMERCIAL contato@muscularizando.com.br

Faça um teste grátis e descubra seu Biotipo
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-biotipo/

Faça um teste grátis e descubra se é sedentário
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-sedentarismo/

Calculadora Taxa Metabolica Basal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-taxa-metabolica-basal/

Calculadora de Percentual de Gordura Corporal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-de-percentual-de-gordura-corporal/

- Querido público e donos autorais de conteúdo: Peço por favor que se não gostar do vídeo e do uso de vossa imagem, não dê strike no canal.
Entre em contato comigo através de um e-mail para: contato@muscularizando.com.br para que possamos resolver a situação.

Lembre-se que sempre deixo os créditos dos donos do conteúdo. Obrigado!
AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO
As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Muscularizando.
Comentários:




Cadastre-se gratuitamente no nosso portal e use todas as ferramentas de controle para perda de peso / ganho de massa muscular!! Saiba mais, clique aqui