[MUSCULARIZANDO] - VOCÊ SABE TUDO SOBRE O DELOAD?
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VOCÊ SABE TUDO SOBRE O DELOAD?

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O QUE É DELOAD?

Deload Ă© uma redução planejada de volume ou intensidade ( geralmente por apenas uma semana ), com a finalidade de permitir com que o corpo elimine a fadiga acumulada, auxiliando a recuperação completa do organismo e ao mesmo tempo se preparando para gerar novos ganhos no retorno normal dos treinos.

NĂŁo podemos nos esquecer que os treinos nĂŁo sĂł danificam os mĂșsculos, mas tambĂ©m as juntas, ligamentos, tecidos conjuntivos e principalmente o sistema nervoso central.



COMO FAZER?

Existem duas formas de realizar um deload ( Deload Ativo e Deload Passivo).

‱ Deload Passivo: Não realizar o treinamento durante esse período

‱ Deload Ativo: Pode ser feito reduzindo o volume de treino ou reduzindo a carga do exercícios.

‱ Exemplo de deload de volume: vocĂȘ reduz o nĂșmero de sĂ©ries dos seus exercĂ­cios, porĂ©m mantĂ©m a sobrecarga deles, entĂŁo, em um exemplo prĂĄtico, se realizava o supino reto fazendo 3 sĂ©ries de 6 repetiçÔes com 90 kg, entĂŁo farĂĄ uma sĂ©rie de 6 repetiçÔes com 90 kg.

‱ Exemplo de deload de intensidade: vocĂȘ mantĂ©m o volume de treino, porĂ©m, reduz a intensidade, ou seja, voltando ao exemplo do supino, se estava fazendo 3 x 6 com 90 kg, agora vocĂȘ faz 3 x 12 com 45 kg, por exemplo.

‱ Exemplo de deload misto: vocĂȘ reduz tanto a intensidade como o volume de treinamento, entĂŁo, por exemplo, ao invĂ©s de fazer 3 x 6 com 90 kg no supino reto, vocĂȘ faz 1 x 12 com 45 kg, portanto, veja que neste caso tanto o volume (sĂ©ries) como a intensidade (sobrecarga) foram reduzidos.

‱ Uma dica Ă© vocĂȘ aproveitar que estĂĄ treinando com menos peso e repensar e aprimorar sua execução de todos os exercĂ­cios


QUANDO FAZER?

Depende da sua experiĂȘncia de treino, nĂ­vel de intensidade, idade, habilidade individual de recuperação, o treino que estĂĄ fazendo, porĂ©m alguns estudos sugerem um deload a cada 4-10 semanas de treino intensos. O primordial Ă© vocĂȘ saber ``escutarÂŽÂŽ o seu corpo. É valido vocĂȘ deixar o seu deload para uma semana que vocĂȘ pegou um resfriado ou uma semana que vocĂȘ irĂĄ viajar e etc.


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

‱ Permitir que o corpo consiga reparar todos os ligamentos, juntas e outros tecidos que oferecem suporte aos mĂșsculos.
‱ Permitir que vocĂȘ tenha uma pausa mental para descansar da intensidade dos treinos pesados.
‱ Reduzir o risco de overtraining.
‱ Preparar o corpo para maiores ganhos após que o corpo esteja totalmente recuperado.
‱ Permitir que o sistema nervoso central descanse e se recupere


QUAIS SÃO OS SINAIS QUE INDICAM QUE VOCÊ PRECISA REALIZAR UM DELOAD?

‱ Queda de performance
‱ Fadiga excessiva
‱ LesĂ”es ou Dores frequentes
‱ Perda do desejo de treinar.
‱ Falta de progresso no treino e nas cargas dos exercícios.
‱ VocĂȘ vem treinando de maneira pesada e sem descansar por vĂĄrios meses.


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