[MUSCULARIZANDO] - RAZÕES PARA VOCÊ NÃO ESTAR VENDO RESULTADOS DOS TREINOS
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RAZÕES PARA VOCÊ NÃO ESTAR VENDO RESULTADOS DOS TREINOS

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É verdade que trabalho duro sempre tem a sua recompensa, mas trabalhar duro sem usar o cĂ©rebro resultarĂĄ em esforços desperdiçados e ficar preso em um belo platĂŽ (estagnar).

Esta Ă© a razĂŁo para a maioria das pessoas perguntarem “O Porque
”.

Porque meu supino estĂĄ no mesmo nĂ­vel que do ano passado?

Porque eu nĂŁo estou queimando gordura, mesmo treinando 5 vezes por semana?

Porque, porque, porque


Bem, hoje eu tenho 6 razĂ”es que podem explicar o porquĂȘ de vocĂȘ nĂŁo estar vendo progresso e o que fazer a respeito disso.


1- VocĂȘ nĂŁo sai da zona de conforto?

VocĂȘ simplesmente nĂŁo estĂĄ forçando o seu corpo atĂ© o limite. VocĂȘ faz a mesma coisa todo dia e o pior de tudo, vocĂȘ faz exatamente o mesmo treino dia apĂłs dia. SĂł porque uma rotina funcionou hĂĄ alguns meses, nĂŁo quer dizer que ela vai continuar funcionando para sempre. Tudo funciona bem, pelo menos uma vez.

VocĂȘ tambĂ©m precisa pressionar os seus limites, vocĂȘ precisa sentir o “medo” e treinar mesmo assim. Assim que vocĂȘ estiver se sentindo confortĂĄvel com a sua rotina nova, BUM! Mude para outra.

Mantenha o seu corpo confuso. Mantenha a sua mente sendo desafiada e enterre o medo embaixo de uma pilha de vitĂłria. Um marombeiro comum gastarĂĄ pelo menos 288 horas (considerando que treina 6 dias na semana, 60 minutos por treino) por ano dentro da academia, se ele for consistente. EntĂŁo, se vocĂȘ nĂŁo estiver se esforçando ao mĂĄximo toda vez que pisa no solo sagrado do ferro, vocĂȘ estarĂĄ jogando seu tempo no lixo. Simples assim.


2- VocĂȘ estĂĄ exagerando?

Enquanto 288 horas por ano parece ser um nĂșmero grande, ele sĂł significa que vocĂȘ iria 6 vezes por semana para a academia com o treino durando apenas 1 hora. Mas se vocĂȘ Ă© obcecado e treina mais de uma vez por dia ou treina 7 dias por semana, e vocĂȘ NÃO Ă© um fisiculturista profissional, entĂŁo caia na real
 arrume o que fazer. Este Ă© um problema gigante para quem quer ganhar massa muscular e força; pois vĂĄrias pessoas acabam destruindo o corpo de maneira muito frequente, sem dar um tempo amplo para a recuperação.

NĂŁo Ă© apenas uma questĂŁo de mĂșsculos.

O seu sistema nervoso precisa de pelo menos 24 horas para se recuperar tambĂ©m. E ele Ă© que controla seus mĂșsculos. EntĂŁo, se o que controla os seus mĂșsculos estĂĄ sendo destruĂ­do diariamente, vocĂȘ pode apostar que o seu progresso diminuirĂĄ. VocĂȘ ficarĂĄ derrapando em apenas um lugar, sem avançar. Uma regra geral Ă© dar PELO MENOS 24 horas de intervalo entre uma sessĂŁo de treino e outra (nunca treine o mesmo mĂșsculo dias seguido), enquanto mantĂ©m a ingestĂŁo de nutrientes de maneira sĂłlida e consistente. Alguns podem precisar de atĂ© mais tempo do que isto.


3. Seus håbitos alimentares são péssimos?

Quando alguém estå treinando corretamente e com problemas no progresso, 90% das vezes o problema pode ser resolvido só olhando a dieta. Ou seja, uma pessoa estå treinando pesado e dando todas as suas forças na academia e mesmo assim o seu progresso estå sendo terrível, só por causa da nutrição.

Então pare e pense sobre o seu objetivo


VocĂȘ quer um abdĂŽmen definido (ou qualquer outra coisa)? Se sim?
EntĂŁo Ă© melhor comer de acordo. VocĂȘ estĂĄ comendo alimentos que vocĂȘ lhe convĂ©m ou alimentos que vocĂȘ precisa? NĂŁo estou dizendo que vocĂȘ precisa viver dia apĂłs dia apenas de brĂłcolis crĂș e peito de frango, mas Ă© melhor vocĂȘ nĂŁo estar comendo BigMac com coca-cola em toda e qualquer oportunidade.

"Para vocĂȘ ter ideia, se vocĂȘ conseguir dominar apenas os trĂȘs itens acima, vocĂȘ jĂĄ conseguirĂĄ fazer uma diferença dramĂĄtica nos seus resultados."


4. VocĂȘ sabe o que estĂĄ fazendo?

VocĂȘ realmente pensa que estĂĄ conseguindo algo perdendo tempo se matando com aparelhos? Se vocĂȘ pensa, entĂŁo vocĂȘ estĂĄ ficando maluco. Por um momento, imagine como seu corpo trabalha, ele funciona como uma unidade.

Quando vocĂȘ levanta uma caixa gigante em casa, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ usando apenas o bĂ­ceps, vocĂȘ estĂĄ usando as pernas, a lombar, o bĂ­ceps, os antebraços e todos os mĂșsculos estabilizadores que vocĂȘ possa imaginar. NĂŁo tenho uma mĂĄquina de EMG para medir quais mĂșsculos estĂŁo sendo usados, mas posso chutar que vocĂȘ estaria usando uns 90% da parte superior do seu corpo.

EntĂŁo, porque no universo vocĂȘ focaria o treino em exercĂ­cios como a rosca direta usando uma mĂĄquina com cabos (exemplo)?! NĂŁo faz sentido. O seu corpo foi criado para funcionar como uma unidade, ou seja, vocĂȘ deve treinĂĄ-lo como uma unidade. E sĂł entĂŁo, quando estiver forte o suficiente, vocĂȘ poderia treinar as suas fraquezas fazendo uma rosca alternada com halteres.

Outro problema Ă© a tĂ©cnica. Eu nĂŁo perco tempo analisando exageradamente a tĂ©cnica de execução. Porque? A razĂŁo Ă© simples, existe uma relação inversa entre a boa forma e a quantidade de carga que vocĂȘ usa. Entretanto, isto nĂŁo significa que vocĂȘ precise usar pesos levĂ­ssimos para aperfeiçoar ao mĂĄximo a sua tĂ©cnica e vice-versa.

Pegue o supino por exemplo. Muitas pessoas ficam tagarelando sobre como a posição do seu pulso deve ser na barra, a distĂąncia que a barra tem que chegar no peito, a posição que os seus pĂ©s precisam ficar, o Ăąngulo que as costas podem arquear durante a execução, se vocĂȘ deveria ou nĂŁo arquear as costas e por aĂ­ vai. TĂŁo desnecessĂĄrio


Acredite, quando vocĂȘ estiver levantando uma barra com o dobro do peso do seu corpo em direção a sua cara
 a Ășltima coisa que vocĂȘ pensarĂĄ, serĂŁo estes detalhes e por isto sua tĂ©cnica deve ser PERFEITA com pouca carga, para quando levantar pesado, a forma seja apenas boa o suficiente.



5. VocĂȘ consegue se focar?

Quando vocĂȘ estĂĄ na academia, nĂŁo Ă© hora para ficar batendo papo com os amiguinhos ou ficar atualizando seu status no Facebook. Tenha certeza de ir treinar com um plano, de marcar o progresso e ter a certeza de estar treinando mais pesado que a Ășltima vez. E a Ășnica maneira de se esforçar cada vez mais Ă© tendo foco. 

Uma visĂŁo em tĂșnel que estĂĄ direcionada para o seu objetivo.



6. VocĂȘ Ă© terrivelmente inconsistente?

A lua brilha com mais frequĂȘncia do que vocĂȘ vai para a academia e eu tenho mais chances de ver o cometa Halley do que ver vocĂȘ anotando o seu progresso?! Em outras palavras, vocĂȘ nĂŁo Ă© consistente o suficiente. Pensar que treinar firme por duas semanas seguidas e ainda achar que vai ter resultados Ă© uma maluquice tĂŁo grande que eu nem sei por onde começar.

VocĂȘ precisa se manter firme sempre, nĂŁo sĂł de vez em quando. VocĂȘ nĂŁo faz um castelo de areia juntando areia uma semana sim e outra nĂŁo, vocĂȘ começa com ele pequeno e sĂł para quando ele estiver pronto. Pode levar o dia inteiro para ele ficar grande, mas o esforço valerĂĄ a pena.

Qualquer coisa espetacular que foi feita durante a existĂȘncia da raça humana foi feita durante um longo perĂ­odo de tempo. Eu nĂŁo sei porque nĂłs temos essa atitude tĂŁo imediatista em relação a tudo. Coisas como as pirĂąmides egĂ­pcias e a muralha da china levaram dĂ©cadas, senĂŁo sĂ©culos para serem feitas. Mas mesmo assim começaram com um Ășnico tijolo. E entĂŁo outro tijolo e outro, atĂ© que surgiu algo que as pessoas iriam admirar por milhares de anos.

Eu nĂŁo estou dizendo que vai levar sĂ©culos para vocĂȘ conquistar seus objetivos, mas vocĂȘ entendeu a mensagem.

Existe pessoas que conseguem o sucesso por sorte, acaso ou atalhos de alto risco, mas isso dificilmente acontecem.

A Ășnica maneira conhecida para alcançar 100% o sucesso Ă© atravĂ©s da consistĂȘncia. Ponto.


Ficou alguma dĂșvida, pergunte nos comentĂĄrios.


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