[MUSCULARIZANDO] - O EXERC√ćCIO AUMENTA A IMUNIDADE?
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O EXERC√ćCIO AUMENTA A IMUNIDADE?

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Você sabe como proteger-se contra o novo coronavírus?

Lave frequente as m√£os, fa√ßa o distanciamento social, e at√© certo ponto, manter uma dieta equilibrada para manter seu corpo mais saud√°vel poss√≠vel. Mas outro aspecto importante do apoio √† sa√ļde geral e impulsionar seu sistema imunol√≥gico √© fazer exerc√≠cios regulares.

√Č claro que, com as academias fechadas, amarrar os t√™nis para correr pode √†s vezes parecer a √ļltima coisa que voc√™ quer fazer. Mas o simples ato de mover seu corpo, pode fornecer uma ferramenta poderosa para combater infec√ß√Ķes.
*Nem todo exerc√≠cio √© inteiramente √ļtil ao seu sistema imunol√≥gico, especialmente com uma nova amea√ßa viral √† espreita do lado de fora.


Então, o exercício pode impulsionar seu sistema imunológico?

Mesmo com a ordem de ficar em casa estabelecidos em todo o pa√≠s, as principais autoridades como o CDC e a OMS ainda incentivam o exerc√≠cio regular, e por boas raz√Ķes. Al√©m de melhorar sua sa√ļde mental, uma revis√£o cient√≠fica de 2019 no Journal of Sport and Health Science descobriu que o exerc√≠cio pode melhorar sua resposta imune, diminuir o risco de doen√ßas e reduzir a inflama√ß√£o.

O estudo analisou "exerc√≠cio agudo", o que significa intensidade moderada a vigorosa, com dura√ß√£o inferior a uma hora. (O estudo examinou principalmente a caminhada, mas isso tamb√©m pode significar um treino el√≠ptico, uma aula de spin ou mesmo uma corrida.) O autor do estudo David Nieman, Dr.PH, professor do departamento de biologia da Appalachian State University e diretor da Universidade Humana da universidade. Performance Laboratory, diz √† Health que, tipicamente, as pessoas t√™m apenas um pequeno n√ļmero de c√©lulas imunes circulando pelo corpo. Essas c√©lulas preferem ficar em tecidos e √≥rg√£os linf√≥ides como o ba√ßo, onde seu corpo mata v√≠rus, bact√©rias e outros micro-organismos que causam doen√ßas.

Como o exerc√≠cio aumenta o fluxo sangu√≠neo e linf√°tico √† medida que os m√ļsculos se contraem, tamb√©m aumenta a circula√ß√£o das c√©lulas imunol√≥gicas, fazendo-as percorrer o corpo a uma taxa mais alta e em maior n√ļmero, diz Nieman. Especificamente, o exerc√≠cio ajuda a recrutar c√©lulas imunol√≥gicas altamente especializadas - como c√©lulas assassinas naturais e c√©lulas T, a encontrar pat√≥genos (como v√≠rus) e elimin√°-los. Na revis√£o de Nieman de 2019, os participantes que fizeram uma caminhada r√°pida de 45 minutos experimentaram esse aumento de c√©lulas imunol√≥gicas flutuando pelo corpo por at√© tr√™s horas ap√≥s a caminhada, explica Nieman.

Embora voc√™ receba uma resposta imediata do seu sistema imunol√≥gico ao se exercitar, isso acabar√° desaparecendo, a menos que voc√™ continue trabalhando de forma consistente. "Se voc√™ fizer 45 minutos de exerc√≠cio no dia seguinte, tudo isso acontecer√° novamente", diz Nieman. "Tudo aumenta conforme o tempo passa." De fato, outro estudo de Nieman e sua equipe, este publicado em 2011 no British Journal of Sports Medicine, descobriu que aqueles que praticavam exerc√≠cios aer√≥bicos cinco ou mais dias da semana diminu√≠am o n√ļmero de infec√ß√Ķes do trato respirat√≥rio, durante um per√≠odo de 12 semanas em mais de 40%.

Pense no efeito imunológico duradouro do exercício como este, explica Nieman: digamos que você tenha uma empregada doméstica para limpar sua casa por 45 minutos na maioria dos dias da semana. A casa ficará muito melhor no primeiro dia do que se alguém nunca viesse. Mas quanto mais frequentemente a governanta voltar, melhor e mais limpa será a casa. "O exercício é realmente uma atividade de limpeza, onde ajuda o sistema imunológico a patrulhar o corpo e detectar e evitar bactérias e vírus", diz Nieman. Portanto, você não pode necessariamente se exercitar um dia aqui e ali e espera ter um sistema imunológico que apaga doenças. Volte para mais movimentos regulares, no entanto, e seu sistema imunológico está melhor preparado para eliminar os germes causadores de doenças. Isso se mantém, mesmo quando você envelhece, de acordo com outro artigo de revisão de 2018 publicado na revista Fronteiras em Imunologia.

Outro benef√≠cio do exerc√≠cio √© que diminui a inflama√ß√£o no corpo, o que, por sua vez, tamb√©m pode melhorar a imunidade. De fato, algumas pesquisas, como o estudo de 2004 no Journal of the American Geriatrics Society, vinculam n√≠veis reduzidos de marcadores inflamat√≥rios √†queles que se exercitam com mais frequ√™ncia e t√™m n√≠veis mais altos de condicionamento f√≠sico. E Nieman diz que isso acompanha a imunidade. "Quando as c√©lulas imunol√≥gicas tentam funcionar com a inflama√ß√£o, tamb√©m colocam o sistema imunol√≥gico em um estado de inflama√ß√£o cr√īnica", diz ele, o que dificulta o combate √† infec√ß√£o. Para reduzir a inflama√ß√£o, aumente o seu n√≠vel de atividade.


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