[MUSCULARIZANDO] - O EXERCÍCIO AUMENTA A IMUNIDADE?
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O EXERCÍCIO AUMENTA A IMUNIDADE?

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VocĂȘ sabe como proteger-se contra o novo coronavĂ­rus?

Lave frequente as mĂŁos, faça o distanciamento social, e atĂ© certo ponto, manter uma dieta equilibrada para manter seu corpo mais saudĂĄvel possĂ­vel. Mas outro aspecto importante do apoio Ă  saĂșde geral e impulsionar seu sistema imunolĂłgico Ă© fazer exercĂ­cios regulares.

É claro que, com as academias fechadas, amarrar os tĂȘnis para correr pode Ă s vezes parecer a Ășltima coisa que vocĂȘ quer fazer. Mas o simples ato de mover seu corpo, pode fornecer uma ferramenta poderosa para combater infecçÔes.
*Nem todo exercĂ­cio Ă© inteiramente Ăștil ao seu sistema imunolĂłgico, especialmente com uma nova ameaça viral Ă  espreita do lado de fora.


EntĂŁo, o exercĂ­cio pode impulsionar seu sistema imunolĂłgico?

Mesmo com a ordem de ficar em casa estabelecidos em todo o paĂ­s, as principais autoridades como o CDC e a OMS ainda incentivam o exercĂ­cio regular, e por boas razĂ”es. AlĂ©m de melhorar sua saĂșde mental, uma revisĂŁo cientĂ­fica de 2019 no Journal of Sport and Health Science descobriu que o exercĂ­cio pode melhorar sua resposta imune, diminuir o risco de doenças e reduzir a inflamação.

O estudo analisou "exercĂ­cio agudo", o que significa intensidade moderada a vigorosa, com duração inferior a uma hora. (O estudo examinou principalmente a caminhada, mas isso tambĂ©m pode significar um treino elĂ­ptico, uma aula de spin ou mesmo uma corrida.) O autor do estudo David Nieman, Dr.PH, professor do departamento de biologia da Appalachian State University e diretor da Universidade Humana da universidade. Performance Laboratory, diz Ă  Health que, tipicamente, as pessoas tĂȘm apenas um pequeno nĂșmero de cĂ©lulas imunes circulando pelo corpo. Essas cĂ©lulas preferem ficar em tecidos e ĂłrgĂŁos linfĂłides como o baço, onde seu corpo mata vĂ­rus, bactĂ©rias e outros micro-organismos que causam doenças.

Como o exercĂ­cio aumenta o fluxo sanguĂ­neo e linfĂĄtico Ă  medida que os mĂșsculos se contraem, tambĂ©m aumenta a circulação das cĂ©lulas imunolĂłgicas, fazendo-as percorrer o corpo a uma taxa mais alta e em maior nĂșmero, diz Nieman. Especificamente, o exercĂ­cio ajuda a recrutar cĂ©lulas imunolĂłgicas altamente especializadas - como cĂ©lulas assassinas naturais e cĂ©lulas T, a encontrar patĂłgenos (como vĂ­rus) e eliminĂĄ-los. Na revisĂŁo de Nieman de 2019, os participantes que fizeram uma caminhada rĂĄpida de 45 minutos experimentaram esse aumento de cĂ©lulas imunolĂłgicas flutuando pelo corpo por atĂ© trĂȘs horas apĂłs a caminhada, explica Nieman.

Embora vocĂȘ receba uma resposta imediata do seu sistema imunolĂłgico ao se exercitar, isso acabarĂĄ desaparecendo, a menos que vocĂȘ continue trabalhando de forma consistente. "Se vocĂȘ fizer 45 minutos de exercĂ­cio no dia seguinte, tudo isso acontecerĂĄ novamente", diz Nieman. "Tudo aumenta conforme o tempo passa." De fato, outro estudo de Nieman e sua equipe, este publicado em 2011 no British Journal of Sports Medicine, descobriu que aqueles que praticavam exercĂ­cios aerĂłbicos cinco ou mais dias da semana diminuĂ­am o nĂșmero de infecçÔes do trato respiratĂłrio, durante um perĂ­odo de 12 semanas em mais de 40%.

Pense no efeito imunolĂłgico duradouro do exercĂ­cio como este, explica Nieman: digamos que vocĂȘ tenha uma empregada domĂ©stica para limpar sua casa por 45 minutos na maioria dos dias da semana. A casa ficarĂĄ muito melhor no primeiro dia do que se alguĂ©m nunca viesse. Mas quanto mais frequentemente a governanta voltar, melhor e mais limpa serĂĄ a casa. "O exercĂ­cio Ă© realmente uma atividade de limpeza, onde ajuda o sistema imunolĂłgico a patrulhar o corpo e detectar e evitar bactĂ©rias e vĂ­rus", diz Nieman. Portanto, vocĂȘ nĂŁo pode necessariamente se exercitar um dia aqui e ali e espera ter um sistema imunolĂłgico que apaga doenças. Volte para mais movimentos regulares, no entanto, e seu sistema imunolĂłgico estĂĄ melhor preparado para eliminar os germes causadores de doenças. Isso se mantĂ©m, mesmo quando vocĂȘ envelhece, de acordo com outro artigo de revisĂŁo de 2018 publicado na revista Fronteiras em Imunologia.

Outro benefĂ­cio do exercĂ­cio Ă© que diminui a inflamação no corpo, o que, por sua vez, tambĂ©m pode melhorar a imunidade. De fato, algumas pesquisas, como o estudo de 2004 no Journal of the American Geriatrics Society, vinculam nĂ­veis reduzidos de marcadores inflamatĂłrios Ă queles que se exercitam com mais frequĂȘncia e tĂȘm nĂ­veis mais altos de condicionamento fĂ­sico. E Nieman diz que isso acompanha a imunidade. "Quando as cĂ©lulas imunolĂłgicas tentam funcionar com a inflamação, tambĂ©m colocam o sistema imunolĂłgico em um estado de inflamação crĂŽnica", diz ele, o que dificulta o combate Ă  infecção. Para reduzir a inflamação, aumente o seu nĂ­vel de atividade.


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