[MUSCULARIZANDO] - COMO ESTIMULAR A PRODU√á√ÉO DE HORM√ĒNIOS ANAB√ďLICOS
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COMO ESTIMULAR A PRODU√á√ÉO DE HORM√ĒNIOS ANAB√ďLICOS

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Veja quais s√£o os horm√īnios mais anab√≥licos do corpo e como estimul√°-los atrav√©s do pr√≥prio treino.


Testosterona

Nenhum horm√īnio √© mais famoso no treinamento com pesos do que a testosterona e por uma boa raz√£o. Este horm√īnio possu√≠ um papel importante ao sinalizar a s√≠ntese prot√©ica e reduz o impacto de horm√īnios catab√≥licos.

Um papel menos conhecido da testosterona, mas n√£o menos importante √© que ela √© um facilitador de outros mecanismos anab√≥licos como os do horm√īnio do crescimento e IGF-1(1).

De forma geral, a testosterona √© anab√≥lica por si pr√≥pria e ainda faz com que outros horm√īnios sejam mais anab√≥licos apenas por estar presente.

Apesar de existirem diversos fatores que estimulam eleva√ß√Ķes na testosterona, √© poss√≠vel que a sele√ß√£o de exerc√≠cios seja a vari√°vel chave. Exerc√≠cios compostos e grandes como levantamentos ol√≠mpicos (2), levantamento terra(3) e agachamento com pulo(jump squat) tem poder de produzir grandes eleva√ß√Ķes na testosterona quando comparados a exerc√≠cios menores(4,5).

Pesquisas tamb√©m suportam que seq√ľenciar corretamente estes exerc√≠cios √© cr√≠tico. Exerc√≠cios grandes feitos primeiro no treino tendem a aumentar a for√ßa e elevam a testosterona durante todo o restante do treino.


Exemplos de exercícios compostos:

- Supino
- Levantamento Terra
- Desenvolvimento
- Agachamento Livre
- Barra-fixa


Horm√īnio do Crescimento

A principal fun√ß√£o do horm√īnio do crescimento √© promover o anabolismo dos tecidos. Ent√£o se voc√™ quer que suas c√©lulas musculares aumentem em tamanho, o GH √© o fator chave.

Pesquisas mostram que treinos que geram altos n√≠veis de lactado sangu√≠neo tendem a produzir respostas de GH mais subst√Ęnciais (6,7,8,9,10). Treinos que geram este tipo de resposta s√£o justamente os com o objetivo de hipertrofia.

Treinos com alta intensidade (75% de 1 repetição máxima), alto volume, que usam grandes quantidades de massa muscular (exercícios compostos) e tem períodos de descanso relativamente curtos tendem a fazer mais GH fluir.

√Č importante frisar que grande parte da libera√ß√£o do GH ocorre a noite durante o sono, ou seja, dormir adequadamente e se recuperar, √© cr√≠tico para maximizar os efeitos do horm√īnio do crescimento.


IGF (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina)

O trabalho do IGF √© mediar v√°rias a√ß√Ķes entre o horm√īnio do crescimento. Uma analogia pode ajudar: se o GH √© voc√™ em uma loja de suplementos importados, o IGF √© uma pilha de dinheiro no seu bolso.

Uma outra maneira para entender isso √©, se a insulina √© o horm√īnio chave para enviar a glicose para dentro da c√©lula, o IGF trabalha de maneira similar com o GH. Este horm√īnio tamb√©m ajuda na s√≠ntese de prote√≠na durante o treino com pesos e ainda maximiza a hipertrofia (11).


J√° que o principal trabalho do IGF √© trabalhar em conjunto ao GH, os mesmos m√©todos para auxiliar a produ√ß√£o de horm√īnio do crescimento podem ser seguidos para maximizar a produ√ß√£o do IGF e seus efeitos.


"Fazer com que o corpo produzida naturalmente os horm√īnios anab√≥licos √© essencial para acelerar e auxiliar a hipertrofia muscular, contudo n√£o h√° segredo para gerar este processo: treine pesado, use exerc√≠cios compostos, treine com intensidade m√°xima e usando curtos intervalos entre os exerc√≠cios. Uma dica mais ‚Äúfeij√£o com arroz‚ÄĚ do que esta √© imposs√≠vel, por√©m √© justamente o que muita gente falha em fazer dentro da academia."


Fontes e links úteis

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IMPORTANTE


Referência Bibliografica:
1. Giustina A, Veldhuis JD. Pathophysiology of the neuroregulation of growth hormone secretion in experimental animals and the human. Endocr Rev 1998;19:717-797. 2. Kraemer, WJ, Fry AC, Warren BJ, et. al. Acute hormonal responses in elite junior weightlifters. Int J Sports Med 1992;13:103-109. 3. Fahey TD, Rolph R, Moungmee P, et al. Serum testosterone, body composition and strength of young adults. Med Sci Sports Exerc 1976;8:31-34. 4. Ratamess NA, Kraemer WJ, Volek JS, et al. Androgen receptor content following heavy resistance exercise in men. J Steroid Biochem Mol Bio 2005;93(1):35-42. 5. Ballor DL, Becque MD, Katch VL. Metabolic responses during hydraulic resistance exercise. Med Sci Sports Exerc 1987;19:363-367. 6. Kraemer WJ, Marchitelli L, Gordon SE, et. al. Hormonal and growth factor responses to heavy resistance exercise protocols. J Appl Physiol 1990;69:1442-1450. 7. Kraemer WJ, Gordon SE, Fleck SJ, et. al. Endogenous anabolic hormonal and growth factor responses to heavy resistance exercise in males and females. Int J Sports Med 1991;12:228-235 8. Gotshalk LA, Loebel, CC, Nindl BC, et. al. Hormonal responses to multiset versus single-set heavy resistance exercise protocols. Can J Appl Physiol 1997;22:244-255 9. Kraemer WJ, Volek JS, French DN, et.al. The effects of L-carnitine L-tartrate supplementation on hormonal responses to resistance exercise and recovery. J Strength Cond Res 2003;17:455-462 10. Hoffman, JR, Im J, Rundell KW, et.al. Effect of muscle oxygenation during resistance exercise on anabolic hormone response. Med Sci Sports Exerc 2003;35:1929-1934 11. Kahn, SM, Hyrb DJ, Nakhla AM, et. al. Sex hormone-binding globulin is synthesized in target cells. J Endocrinol 2002;175:113-120

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