[MUSCULARIZANDO] - COMO ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS ANABÓLICOS


COMO ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS ANABÓLICOS


Veja quais são os hormônios mais anabólicos do corpo e como estimulá-los através do próprio treino.


Testosterona

Nenhum hormônio é mais famoso no treinamento com pesos do que a testosterona e por uma boa razão. Este hormônio possuí um papel importante ao sinalizar a síntese protéica e reduz o impacto de hormônios catabólicos.

Um papel menos conhecido da testosterona, mas não menos importante é que ela é um facilitador de outros mecanismos anabólicos como os do hormônio do crescimento e IGF-1(1).

De forma geral, a testosterona é anabólica por si própria e ainda faz com que outros hormônios sejam mais anabólicos apenas por estar presente.

Apesar de existirem diversos fatores que estimulam elevações na testosterona, é possível que a seleção de exercícios seja a variável chave. Exercícios compostos e grandes como levantamentos olímpicos (2), levantamento terra(3) e agachamento com pulo(jump squat) tem poder de produzir grandes elevações na testosterona quando comparados a exercícios menores(4,5).

Pesquisas também suportam que seqüenciar corretamente estes exercícios é crítico. Exercícios grandes feitos primeiro no treino tendem a aumentar a força e elevam a testosterona durante todo o restante do treino.


Exemplos de exercícios compostos:

- Supino
- Levantamento Terra
- Desenvolvimento
- Agachamento Livre
- Barra-fixa


Hormônio do Crescimento

A principal função do hormônio do crescimento é promover o anabolismo dos tecidos. Então se você quer que suas células musculares aumentem em tamanho, o GH é o fator chave.

Pesquisas mostram que treinos que geram altos níveis de lactado sanguíneo tendem a produzir respostas de GH mais substânciais (6,7,8,9,10). Treinos que geram este tipo de resposta são justamente os com o objetivo de hipertrofia.

Treinos com alta intensidade (75% de 1 repetição máxima), alto volume, que usam grandes quantidades de massa muscular (exercícios compostos) e tem períodos de descanso relativamente curtos tendem a fazer mais GH fluir.

É importante frisar que grande parte da liberação do GH ocorre a noite durante o sono, ou seja, dormir adequadamente e se recuperar, é crítico para maximizar os efeitos do hormônio do crescimento.


IGF (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina)

O trabalho do IGF é mediar várias ações entre o hormônio do crescimento. Uma analogia pode ajudar: se o GH é você em uma loja de suplementos importados, o IGF é uma pilha de dinheiro no seu bolso.

Uma outra maneira para entender isso é, se a insulina é o hormônio chave para enviar a glicose para dentro da célula, o IGF trabalha de maneira similar com o GH. Este hormônio também ajuda na síntese de proteína durante o treino com pesos e ainda maximiza a hipertrofia (11).


Já que o principal trabalho do IGF é trabalhar em conjunto ao GH, os mesmos métodos para auxiliar a produção de hormônio do crescimento podem ser seguidos para maximizar a produção do IGF e seus efeitos.


"Fazer com que o corpo produzida naturalmente os hormônios anabólicos é essencial para acelerar e auxiliar a hipertrofia muscular, contudo não há segredo para gerar este processo: treine pesado, use exercícios compostos, treine com intensidade máxima e usando curtos intervalos entre os exercícios. Uma dica mais “feijão com arroz†do que esta é impossível, porém é justamente o que muita gente falha em fazer dentro da academia."


Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

IMPORTANTE


Referência Bibliografica:
1. Giustina A, Veldhuis JD. Pathophysiology of the neuroregulation of growth hormone secretion in experimental animals and the human. Endocr Rev 1998;19:717-797. 2. Kraemer, WJ, Fry AC, Warren BJ, et. al. Acute hormonal responses in elite junior weightlifters. Int J Sports Med 1992;13:103-109. 3. Fahey TD, Rolph R, Moungmee P, et al. Serum testosterone, body composition and strength of young adults. Med Sci Sports Exerc 1976;8:31-34. 4. Ratamess NA, Kraemer WJ, Volek JS, et al. Androgen receptor content following heavy resistance exercise in men. J Steroid Biochem Mol Bio 2005;93(1):35-42. 5. Ballor DL, Becque MD, Katch VL. Metabolic responses during hydraulic resistance exercise. Med Sci Sports Exerc 1987;19:363-367. 6. Kraemer WJ, Marchitelli L, Gordon SE, et. al. Hormonal and growth factor responses to heavy resistance exercise protocols. J Appl Physiol 1990;69:1442-1450. 7. Kraemer WJ, Gordon SE, Fleck SJ, et. al. Endogenous anabolic hormonal and growth factor responses to heavy resistance exercise in males and females. Int J Sports Med 1991;12:228-235 8. Gotshalk LA, Loebel, CC, Nindl BC, et. al. Hormonal responses to multiset versus single-set heavy resistance exercise protocols. Can J Appl Physiol 1997;22:244-255 9. Kraemer WJ, Volek JS, French DN, et.al. The effects of L-carnitine L-tartrate supplementation on hormonal responses to resistance exercise and recovery. J Strength Cond Res 2003;17:455-462 10. Hoffman, JR, Im J, Rundell KW, et.al. Effect of muscle oxygenation during resistance exercise on anabolic hormone response. Med Sci Sports Exerc 2003;35:1929-1934 11. Kahn, SM, Hyrb DJ, Nakhla AM, et. al. Sex hormone-binding globulin is synthesized in target cells. J Endocrinol 2002;175:113-120

Se Inscreva no canal é grátis:
https://www.youtube.com/muscularizando?sub_confirmation=1

APOIA.SE do Muscularizando! Torne-se Apoiador AGORA — Ganha Dinheiro + WhatsApp:
https://apoia.se/muscularizando

#muscularizando é um lugar destinado a dicas de Musculação, Saúde, Dieta, Suplementação e Fitness.

Canal Muscularizando no DAILYMOTION
http://dailymotion.com/muscularizando

Instagram @muscularizando / http://instagram.com/muscularizando

DICAS:
CURTE >> https://facebook.com/muscularizando
SEGUE >> https://twitter.com/muscularizando

NOSSO PORTAL https://www.muscularizando.com.br

CONTATO COMERCIAL contato@muscularizando.com.br

Faça um teste grátis e descubra seu Biotipo
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-biotipo/

Faça um teste grátis e descubra se é sedentário
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-sedentarismo/

Calculadora Taxa Metabolica Basal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-taxa-metabolica-basal/

Calculadora de Percentual de Gordura Corporal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-de-percentual-de-gordura-corporal/

- Querido público e donos autorais de conteúdo: Peço por favor que se não gostar do vídeo e do uso de vossa imagem, não dê strike no canal.
Entre em contato comigo através de um e-mail para: contato@muscularizando.com.br para que possamos resolver a situação.

Lembre-se que sempre deixo os créditos dos donos do conteúdo. Obrigado!
AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO
As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Muscularizando.
Comentários:




Cadastre-se gratuitamente no nosso portal e use todas as ferramentas de controle para perda de peso / ganho de massa muscular!! Saiba mais, clique aqui