[MUSCULARIZANDO] - HIPERTROFIA MUSCULAR

18 de Agosto de 2019

HIPERTROFIA MUSCULAR


Muito se fala nas salas de musculação em hipertrofia ou ganho de músculos (massa magra), mas o que realmente é a hipertrofia?

Segundo GOLDBERG et al., 1975, a hipertrofia refere-se ao aumento do tamanho do músculo que resulta do treinamento para, principalmente, as alterações nas características contrateis das fibras musculares.

Esse processo envolve duas proteínas contrateis chamadas de ACTINA e MIOSINA, encontradas dentro das miofibrilas. As miofibrilas são encontradas dentro da fibra estriada esquelética, é são responsáveis pelo estriamento dos músculos.

Vou explicar esse processo (hipertrofia) da maneira, mas simples possível. Quando iniciamos no treinamento de força, mas comumente conhecido por musculação, damos início a esse processo. Independente do nosso objetivo dentro da sala de musculação, que pode ser; perca de gordura, ganho de massa magra ou simplesmente a melhora da qualidade de vida, mesmo assim a hipertrofia acontece. Logico que tudo vai depender da prescrição do treino, onde vamos encontrar características individualizadas para cada biótipo. É muito comum, quando pensamos no termo hipertrofia muscular, imaginarmos um corpo como o dos fisiculturistas (Bodybuilders).

Temos que entender que nesse estágio já estamos falando de verdadeiros atletas, quer esses indivíduos disputem ou não competições.

O aumento de músculos não se dá apenas por um bom treino e uma boa estrutura (academia) de treino. Ele vem através de um conjunto que eu chamo de T.A.D, que significa;
T= treino
A= alimentação
D= descanso

Muitas das vezes o indivíduo não atinge seus objetivos, justamente por negligenciar uma dessas 3 partes. Hoje em dia sabemos que não basta só treinarmos feito loucos na academia, por um tempo muitas vezes maior que deveríamos, se nossa alimentação não está adequada e nem nosso descanso é suficiente. Como sempre falo para meus alunos, não adianta você ter a chave de um carro esportivo que atinge fácil os 300 km/h, se ainda nem sabe andar de bicicleta. O que eu quero dizer com isso é, não adianta estar treinando na melhor academia que seu dinheiro pode pagar, por que não vai ser os equipamentos que vão te fazer ganhar músculos, claro que isso ajuda, mas não é o principal, vai muito além disso, e envolve dedicação e disciplina, pois se você que está lendo essa matéria nesse momento estiver errando em um dos elementos do TAD (ou as vezes em todos), dificilmente atingirá suas metas. Busque orientação de um profissional de educação física, ele saberá qual a melhor estratégia de treino para você. Também é de suma importância se consultar com um profissional da área de nutrição, para que o mesmo passe a dieta ideal.

Até a próxima matéria e qualquer dúvida é só entrar em contato que terei um imenso prazer em poder ajudar !!!!!

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

IMPORTANTE


Referência Bibliografica:
Livro Hipertrofia Muscular – A ciência na prática em Academias GOLDBERG et al., 1975

Se Inscreva no canal é grátis:
https://www.youtube.com/muscularizando?sub_confirmation=1

APOIA.SE do Muscularizando! Torne-se Apoiador AGORA — Ganha Dinheiro + WhatsApp:
https://apoia.se/muscularizando

#muscularizando é um lugar destinado a dicas de Musculação, Saúde, Dieta, Suplementação e Fitness.

Canal Muscularizando no DAILYMOTION
http://dailymotion.com/muscularizando

Instagram @muscularizando / http://instagram.com/muscularizando

DICAS:
CURTE >> https://facebook.com/muscularizando
SEGUE >> https://twitter.com/muscularizando

NOSSO PORTAL https://www.muscularizando.com.br

CONTATO COMERCIAL contato@muscularizando.com.br

Faça um teste grátis e descubra seu Biotipo
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-biotipo/

Faça um teste grátis e descubra se é sedentário
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-sedentarismo/

Calculadora Taxa Metabolica Basal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-taxa-metabolica-basal/

Calculadora de Percentual de Gordura Corporal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-de-percentual-de-gordura-corporal/

- Querido público e donos autorais de conteúdo: Peço por favor que se não gostar do vídeo e do uso de vossa imagem, não dê strike no canal.
Entre em contato comigo através de um e-mail para: contato@muscularizando.com.br para que possamos resolver a situação.

Lembre-se que sempre deixo os créditos dos donos do conteúdo. Obrigado!
AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO
As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Muscularizando.
Comentários: