[MUSCULARIZANDO] - PARA QUE TREINAR AS PANTURRILHAS OU COMUMENTE FALADA “BATATA” DA PERNA???

10 de Junho de 2019

PARA QUE TREINAR AS PANTURRILHAS OU COMUMENTE FALADA “BATATA” DA PERNA???


As panturrilhas são consideradas nosso segundo coração. Sabe porquê?

Quando contraídas elas auxiliam no retorno venoso, ou seja, ajudam o sangue a retornar das extremidades do corpo (periférica) para o coração, com isso podemos poupa-lo de esforços desnecessários, ajudando principalmente pessoas com problemas cardíacos.

Imagine o esforço que nosso corpo faz para bombear sangue do coração para todo o corpo. Das artérias grandes vai para as extremidades em que o tamanho vão diminuindo até que apenas uma hemácia passe, faço o caminho de volta, se reencontre com as outras e retorne, contrariando a força da gravidade, ao coração.

Agora, imagine a força sobrenatural que as artérias precisam fazer para o sangue circular quando encontram bloqueios como as varizes - que nada mais é do que o sangue represado nas veias - e aquela massa de gordura no abdômen. Pois é mais ou menos assim que as coisas funcionam. Quem ajuda o coração nesse processo pode garantir uma vida sem doenças cardiovasculares e com muito mais qualidade.

Sabe como dar adeus aquele desconforto nas pernas que muita gente por aí diz que é em função da má circulação sanguínea? Botando as panturrilhas para trabalhar. Qualquer exercício que faça a contração e o relaxamento dos músculos das pernas bombear o sangue de volta para o coração com mais força.

Com o avanço da idade, os músculos da panturrilha (Gastrocnêmicos e Sole-os) vão enfraquecendo e como consequência o sangue circula com maior dificuldade, demorando mais para retornar ao coração, causando esforços extras para o mesmo. Por isso o treinamento resistido (musculação) DEVERÁ ser incorporado na rotina de todo mundo, principalmente das pessoas sedentárias e cardíacas.

As panturrilhas são uma musculatura difícil de desenvolver, então você pode treina-la todos os dias sem problemas ou em dias alternados.

Exemplo:
5 séries de 25-30 movimentos com 30-50 segundos de descanso entre cada série. Faça o exercício devagar e sem quicar no final.

Seu coração será “eternamente” ou até quando durar muito grato!

Obs.: Lembre-se, antes de realizar qualquer exercício procure um profissional de educação física.

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